Estamos
sobrecarregando nosso cérebro com uma quantidade nunca antes imaginada de
informações por minuto. Nos chegam por todos os lados e vindas de todo tipo de
fontes imagináveis. Se não formos seletivos e atentos, terminamos entrando em
grupo de terraplanistas sem nem saber como chegamos ali... Não se pode descuidar.
As redes sociais excitam o cérebro, não deixando que ele tenha pequenos “períodos de descanso” entre um foco e o próximo. A maioria das vezes os pensamentos se atropelam, um querendo passar na frente do outro, um querendo ser mais importante que o outro.
É preciso um tempo entre um pensamento que exija um processamento mais complexo e outro com o mesmo grau de prioridade.
Um tempo para que o cérebro processe e absorva adequadamente todas as informações e variáveis envolvidas. Por mais rápido que o nosso cérebro seja, ele tem um limite que precisa ser entendido e respeitado. E cada cérebro tem seu tempo original e único de fazê-lo. Não deixar que esse tempo exista, que esse descanso aconteça, causa cansaço e confusão mental que, por vezes, as noites de sono não conseguem recuperar.
Esse acúmulo desnecessário e improdutivo leva, de forma recorrente, ao estabelecimento de um círculo pernicioso para a saúde física e mental, onde os pensamentos interferem na qualidade do sono que por sua vez interfere na qualidade dos pensamentos que vão interferir no sono da noite seguinte e assim por diante, até que um grande problema de saúde se estabeleça.
PENSAR "MUITO" NÃO SIGNIFICA PENSAR COM "QUALIDADE"
Se
não tomarmos muito cuidado podemos submeter nosso cérebro a uma sobrecarga com
consequências imprevisíveis.
Pensar
demais nos faz passar muito mais tempo trancados em nossas mentes do que
vivendo a realidade. E assim, os problemas se agigantam. Pensar demais não quer dizer pensar melhor. A maioria das vezes, ocorre exatamente o contrário, entramos num hiperfoco e, consequentemente, perdemos a visão periférica que nos situa e posiciona com relação a todo nosso entorno físico e psíquico.
Quando
somos estimulados pelo mundo, não temos controle de ligar e desligar os pensamentos, eles são automáticos e reativos, porque pensar é algo que não podemos evitar. Mas, tudo
em exagero faz mal e uma pane mental pode fazer grandes estragos.
Não é a toa que a meditação, a arte de silenciar o cérebro, é tão procurada como um elixir do equilíbrio e da tranquilidade.
Daí a gigantesca importância das artes, da diversão, dos amigos, dos esportes e de tudo que nos faz sorrir. De tudo que não esquente a nossa cabeça...
É importante brincar como uma criança, não importa em que idade, daí a importância de alimentarmos nosso lado lúdico sempre que pudermos. É ele que deixa a vida mais leve e gostosa.
A verdade é que quando estamos felizes não pensamos em nada, e é quando existimos mais do que nunca.
Edmir Saint-Clair
Gostou? 👇 Compartilhe com seus amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário