ORIENTADOR LITERÁRIO

O ORIENTADOR LITERÁRIO é um profissional que acompanha, ensina e participa de todo processo de criação de um livro. - - - - -- UM PROFISSIONAL EXPERIENTE, especializado em redação criativa, capaz de despertar toda a sua criatividade potencial escondida. = - - - - - - UM PROFESSOR que vai transformar a sua forma de criar e escrever; - - - - - - Experimente, é terapêutico e libertador. - - - - - - AS HISTÓRIAS QUE SÓ VOCÊ TEM PARA CONTAR VÃO FICAR PARA SEMPRE.

PENSANDO DEMAIS

Estamos sobrecarregando nosso cérebro com uma quantidade nunca antes imaginada de informações por minuto. Nos chegam por todos os lados e vindas de todo tipo de fontes imagináveis. Se não formos seletivos e atentos, terminamos entrando em grupo de terraplanistas sem nem saber como chegamos ali... Não se pode descuidar.

As redes sociais excitam o cérebro, não deixando que ele tenha pequenos “períodos de descanso” entre um foco e o próximo. A maioria das vezes os pensamentos se atropelam, um querendo passar na frente do outro, um querendo ser mais importante que o outro. 

É preciso um tempo entre um pensamento que exija um processamento mais complexo e outro com o mesmo grau de prioridade. 

Um tempo para que o cérebro processe e absorva adequadamente todas as informações e variáveis envolvidas. Por mais rápido que o nosso cérebro seja, ele tem um limite que precisa ser entendido e respeitado. E cada cérebro tem seu tempo original e único de fazê-lo. Não deixar que esse tempo exista, que esse descanso aconteça, causa cansaço e confusão mental que, por vezes, as noites de sono não conseguem recuperar. 

Esse acúmulo desnecessário e improdutivo leva, de forma recorrente, ao estabelecimento de um círculo pernicioso para a saúde física e mental, onde os pensamentos interferem na qualidade do sono que por sua vez interfere na qualidade dos pensamentos que vão interferir no sono da noite seguinte e assim por diante,  até que um grande problema de saúde se estabeleça.

PENSAR "MUITO" NÃO SIGNIFICA PENSAR COM "QUALIDADE"

Se não tomarmos muito cuidado podemos submeter nosso cérebro a uma sobrecarga com consequências imprevisíveis.

Pensar demais nos faz passar muito mais tempo trancados em nossas mentes do que vivendo a realidade. E assim, os problemas se agigantam. Pensar demais não quer dizer pensar melhor. A maioria das vezes, ocorre exatamente o contrário, entramos num hiperfoco e, consequentemente, perdemos a visão periférica que nos situa e posiciona com relação a todo nosso entorno físico e psíquico.

Quando somos estimulados pelo mundo, não temos controle de ligar e desligar os pensamentos, eles são automáticos e reativos, porque pensar é algo que não podemos evitar. Mas, tudo em exagero faz mal e uma pane mental pode fazer grandes estragos.

Não é a toa que a meditação, a arte de silenciar o cérebro, é tão procurada como um elixir do equilíbrio e da tranquilidade.

Daí a gigantesca importância das artes, da diversão, dos amigos, dos esportes e de tudo que nos faz sorrir. De tudo que não esquente a nossa cabeça...

É importante brincar como uma criança, não importa em que idade, daí a importância de alimentarmos nosso lado lúdico sempre que pudermos. É ele que deixa a vida mais leve e gostosa.

A verdade é que quando estamos felizes não pensamos em nada, e é quando existimos mais do que nunca.

Edmir Saint-Clair


Gostou?  👇  Compartilhe com seus amigos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS